domingo, 15 de janeiro de 2012

as letras sertanejas, piadinha repetida, texto reeditado

Cara, são várias as coisas que me inquietam nesse mundo. E quem me conhece sabe bem disso. Uma das coisas que muito me inquieta são letras de MÚSICA SERTANEJA. Eu já falei sobre nos blogs #meirritaqueeutemato e no coletivo #clubedoscinco. Como eu não tenho nada mais interessante para postar no #meudiadefolga Faço aqui um "mais do mesmo".

Vocês já ouviram a música "Pra você", interpretada pela Paula Fernandes? E a música "Azul", canção interpretada por Edson e Hudson? Falarei sobre elas.

"Pra você", canção escrita por Paula Fernandes e Zezé di Camargo, estourou o no Brasil. O que me faz parar para pensar muito nessa música, além das rimas riquíssimas do tipo faz com mais, lado com inesperado e paz com capaz, é o trecho em que a Paula Fernandes canta "Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol". Putz! Como assim? Desde o pré primário da tia Eliete, que tinha uma pinta grande e cabeluda na bochecha, eu sei que a lua não produz luz própria. A Lua reflete a luz do Sol. Como pode então, a mulher ser para o homem como a Lua iluminando o Sol? Com que luz, meu pai? A Paula Fernandes e o Zezé di Camargo estão equivocados nessa letra ou tia Eliete me enganou quando me contou sobre o sistema solar? Me ajuda a entender? Livra minha mente dessa inquietação sem final? Paula Fernandes e o Zezé no sertanejo universitário? Nunca serão. No máximo sertanejo fundamental compreto. Hãn? Hãn? Pegou essa? #aicomoeutôbandida

"Azul", toca até hoje. A dupla separou, voltou, separou de novo, tornou a voltar e a música tá tocando. Certamente vocês já a ouviram milhares de vezes, voluntariamente ou não. Então, faça o seguinte, dá o play aí no youtube, vai ouvindo a música e acompanhando a minha humilde interpretação da letra. Cara, é loucura na pressão.

Para começar o cara diz que ADOROU ver os olhos tristes da amada na noite em que a amou, "Foi na manhã em queeu te encontrei quando a brisa tocava tua doce pele teus olhos tristes que eu adorei ver na noite em que eu te amei". ALOU, TÁ ERRADO, COMO ASSIM? oO Na sequência ainda é deselegante ao dizer, implicitamente, que a mina fala demais "Quando em silêncio por fim te beijei" Mas tá ...

Daí vem uma parte que juro a vocês que eu não consigo entender. Sério, NÃO FAZ SENTIDO: "Olho pro céu em você posso ver a estrela que eu sempre sonhei". Na minha cabeça, pequena e vazia, funciona assim: ou ele olha pra estrela no céu e lembra dela ou olha pra ela e lembra da estrela no céu. Como pode ele olhar pro céu e ver NELA uma estrela? Tipo, ela pegou a bicicleta do filme ET e tá dando uma voltinha pelas galáxias, pegando umas estrelas, feito conchinha na praia, quando de repente, não mais que de repente, vem uma dessas estrelas danadinhas e gruda no cabelo dela e PÁ, coincidentemente, ele olha pro céu e vê NELA uma estrela grudada? Tipo, sei lá ... 

Daí chega o refrão. No refrão o azul do amor do casal é comparado com vários azuis. O amor é azul como o mar. O amor é azul como uma lágrima. O amor é azul como uma estrela (?). Obsessão por estrela, né? De repente vem a parte que mais me inquieta: "Como um milagre que tanto esperei é a garota que eu sempre sonhei azul". Pára tudo. O cara sonhou e esperou por muito tempo pela GAROTA AVATAR? Ele SEMPRE sonhou com uma garota AZUL? Não entra na minha cabeça, sério ... E na sequência "Seu príncipe azul eu serei" Tipo, ele é mesmo fã dos AVATAR e quer ser um, só que um AVATAR EUROPEU. Tipo o AVATAR do PRÍNCIPE CHARLES.

E para fechar, mais uma comparação que para mim não faz sentido algum: "Como a chuva pintada de azul sempre será só você ..." Sei nem comentar issaê. Na boa ...

Talvez, e muito provavelmente seja, o problema está na minha falta de sensibilidade musical, conhecimentos de astronomia e interpretação textual. Ou não ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário